domingo, 20 de setembro de 2009

O professor e a constante transformação socioeducacional

Diante da evolução tecnológica devido às exigências da sociedade atual, para uma unificação de prazeres, tarefas diversificadas e compromissos sociais, conhecer e utilizar produtos oriundos deste mundo globalizado é fator primordial para o exercício de práticas pedagógicas tendo-os como aliados no processo de ensino e de aprendizagem.
E, atualizar-se constantemente, quer através de cursos, quer através de pesquisas e leituras, tornamo-nos um aprendiz, pois, aquilo que sabemos deve-se frequentemente ser estudado e renovado para o surgimento de situações diferentes de metodologia, adquiridas pela troca de experiências, pela criatividade de cada aprendiz.
É essencial o espírito inovador no profissional da área da tecnologia educacional, pois despertar no outro a capacidade de ver “as coisas por outro ângulo”, aguça a vontade de aprender, estimula o indivíduo a seguir nos objetivos que deseja alcançar, não só no espaço do conhecimento, mas na vida, devido à necessidade de a formação do aluno vir acompanhada de aspectos que o projetem para o mundo real, para a vivência em uma sociedade conflitante, onde a ética e a moral possuem valores diversos, onde o certo e o errado possuem versões antagônicas de acordo com a camada social e o nível cultural dos envolvidos no processo educacional. Mas, com o despertar para o senso critico e o raciocínio lógico através de atividades desenvolvidas num ambiente que é conhecido de todos (aluno e professor), numa aprendizagem consciente, o exercício da cidadania será mais próximo do desejado neste mundo tão desproporcional, pois direitos e deveres todos têm, mas devem ser praticados.

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